sexta-feira, 12 de abril de 2013


É hora de investir na Bolsa de Valores?

Apesar do resultado pífio do Índice Bovespa (IBOV) nos últimos cinco anos (2008 a 2013) e das incertezas de curto prazo (próximos meses), há excelentes motivos para acreditar no bom desempenho da BM&FBOVESPA para o restante desta década. São eles:

1 – O desempenho de qualquer ativo é cíclico. Tivemos uma alta expressiva do IBOV de 2002 a 2008, mais de 770%. De lá para cá – abril 2013 – perdemos quase 30% em relação ao topo histórico (73 mil pontos). Chegou a hora de decolar... Lembre-se: as melhores oportunidades no mercado financeiro surgem quando maioria das pessoas não quer. Fuja do consenso da maioria! 
2 – A crise mundial ainda não acabou, mas já mostra sinais de resolução. A principal economia do mundo (EUA) voltou a crescer e deverá crescer em média mais de 2% ao ano no restante desta década. A China mais de 7%. Apenas a Europa continuará com baixo crescimento (< 1%), pois lá, a principal crise é de “crescimento”.
3 – O PIB do Brasil deverá crescer em média acima de 3% ao ano nesta década. O PIB mundial deverá crescer acima de 3%. Este cenário é rigorosamente igual ao de 2002 a 2008.
4 – Investimentos em infraestrutura e os grandes eventos esportivos devem impulsionar o crescimento do PIB Brasileiro.
5 – Abundância de recursos naturais. Estes são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de qualquer país.
6 – O número de empresas listadas no IBOV ainda é muito limitado (menos de 400 empresas). A título de comparação, na bolsa da Coreia do Sul são quase 2.000 empresas.
7 – A taxa SELIC deve continuar baixa. Desta forma, haverá uma migração natural dos investimentos de renda fixa para o mercado de renda variável, especialmente o de ações. Este fato é inexorável!
8 – Algumas empresas após problemas graves de gestão, já apresentam sinais de recuperação. Veja o exemplo do setor imobiliário: parece que o pior já passou!  Várias empresas estão cotadas a preço de banana, muito abaixo do valor patrimonial!
9 – Os bons resultados da economia e das empresas reduzirão o grande componente especulativo vigente nos últimos anos.
10 – Por último, preciso deixar uma mensagem sobre a Análise Técnica e o Ciclo Decenal. Os topos das bolsas americana e brasileira geralmente são formados nos anos de final 8 e 10. Assim, pela análise gráfica, atingiremos o topo desta década nos próximos 5 a 7 anos. Se o IBOV repetir o desempenho da última década, projetando-se a partir do último fundo, poderemos atingir 252 mil pontos. Será? Apenas o tempo nos dirá! Eu apostaria...

Lembre-se que no mercado financeiro não existem certezas e sim probabilidades, entretanto, sabe-se que muitas fortunas foram geradas a partir das crises.
Pense nisso o quanto antes!

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário