quinta-feira, 4 de abril de 2013


Por que as bolsas lá fora estão rompendo topos históricos e o IBOV está derretendo?

Há seis anos operando no mercado financeiro é a primeira vez que vejo um descompasso tão grande entre o índice Bovespa (IBOV) e as principais bolsas internacionais (DJI, DAX, S&P). Refleti e pesquisei sobre o assunto. Cheguei aos prováveis 10 principais motivos:

1 – Os péssimos resultados operacionais das empresas de maior peso no IBOV nos últimos balanços. VALE, PDG e OGX são alguns exemplos. Veja balanços trimestrais: www.fundamentus.com.br
2 – A interferência constante do Governo Federal nas “regras” do mercado acionário, o que gera desconfiança dos investidores. Relembre o setor elétrico: antes considerado um “porto seguro”. As ações despencaram após a intervenção do Governo – regras tarifárias e concessões.
3 – O Crescimento pífio do PIB ano passado (menos de 1%). Este ano parece não decolar do mesmo jeito!
4 – O receio com a alta inflacionária, que pode motivar o BACEN a aumentar a taxa básica de juros (SELIC), o que prejudica o mercado de ações.
5 – O Custo Brasil. A cada dia é mais caro produzir alguma coisa neste país (impostos, custos trabalhistas, etc.). O Governo parece não se importar com isso.
6 – Investimentos ridículos em infraestrutura. Veja a situação atual dos principais portos.
7 – Descrença total dos pequenos investidores com o mercado acionário. Não é para menos: quase cinco anos sem sair do lugar.
8 – Investidores estrangeiros e grandes players operando “vendidos”, ou seja, apostando em mais quedas. Pura especulação!
9 – Os mercados internacionais estão próximos de uma correção mais aguda o que deve pressionar ainda mais o IBOV.
10 – Os investimentos privados no Brasil estão “parados”; inclusive no ano passado a taxa de investimentos foi negativa em relação ao ano prévio. 
Desta forma, percebe-se que o cenário de curto prazo para o IBOV é nebuloso e preocupante. Entretanto, acredito que em breve começaremos a reverter este cenário. Os motivos? Em breve...

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário