terça-feira, 25 de junho de 2013


O IBOV continua seu fracasso em 2013

O bom sinal gráfico gerado na última quinta-feira (20/06) foi completamente demolido pelos últimos pregões de baixa. Inclusive, o suporte em 47.700 pontos foi definitivamente perdido, deixando o caminho livre para mais quedas. O próximo forte suporte é por volta dos 30.000 pontos, que corresponde à mínima de 2008 e a correção de 100% de todo o movimento de alta de 2008 a 2010. Será que vamos até lá?

Somente nos últimos 30 dias o IBOV perdeu 20%. No ano 2013 já são 6 longos meses consecutivos de queda, fato extremamente raro no IBOV! Existe uma clara fuga de capital dos mercados emergentes, especialmente do Brasil, por vários motivos. Apenas a título de comparação, o índice americano (DJI) subiu 21% nos últimos 2 anos, enquanto o IBOV recuou mais de 25% (veja gráficos mensais anexos).

Então, o que o pequeno investidor deve fazer? Quem está pensando no longo prazo, a hora é de comprar, pois muitas boas empresas estão com preços convidativos, abaixo do valor de mercado (por exemplo, a VALE apresenta queda de 40% este ano). Outra coisa: o mercado é muito errático em precificar as ações, especialmente em momentos de pânico, exagerando no pessimismo. Entretanto, opte por compras escalonadas, pois provavelmente ainda não chegamos ao fundo. Pensando no curto prazo, o melhor é ficar de fora, pois o mercado está muito volátil e difícil de ser operado. As opiniões dos especialistas são bastante divergentes: alguns acham que o mercado está cansado de cair (sobrevendido), outros imaginam que o apocalipse está próximo. Quem está certo? Somente o tempo nos dirá...




Nenhum comentário:

Postar um comentário