quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O dia “D” está chegando



Para quem opera no mercado de ações, hoje foi um dia daqueles: euforia total. Até mesmo para os profissionais do mercado que lucram com a bolsa mesmo em momentos de queda. Ganhar com o aumento das ações é muito mais saboroso que nas operações vendidas. O dia foi ainda mais fantástico, pois rompemos uma forte resistência em 54 mil pontos, inclusive superando a média móvel de 200 períodos e com alto volume financeiro (ver gráfico abaixo). A “desculpa” de hoje foi a decisão do Banco Central Americano em manter os estímulos fiscais, mas acredito que na verdade, a nossa bolsa continua muito barata quando comparado a seus pares, e por isso muito atrativa. Todavia nem tudo é alegria. Veja alguns pontos:
1 = Estamos nos aproximando de uma fortíssima resistência em 57 mil pontos (linha horizontal azul). Aqui sim, teremos o divisor de águas. Se superarmos, teremos um ótimo último trimestre em 2013, pois a sazonalidade ajuda – período de compras. Contudo tenho convicção que superar esta marca não será fácil. O ideal é atingir rapidamente os 57 mil pontos e depois recuar para ganharmos força!
2 = O não rompimento pode derrubar o mercado, desta forma preparem-se para o combate. As operações de HEDGE serão fundamentais (proteção).
3 = Provavelmente a mídia começará a falar bem da bolsa. Cuidado com a euforia em demasia!
4 = Lembre-se de que ainda nem recuperamos os 61 mil pontos do fim do ano passado. Assim, ainda “estamos” no prejuízo.
Confesso que continuo otimista com a minha previsão de 63 a 69 mil pontos até o final do ano, entretanto, sempre com muita cautela e atento aos fatores comentados. O mercado é muito dinâmico.

Bom, por enquanto esqueçamos o futuro, pois o dia é de comemorar! Cadê a champagne?... Tintim!

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário