segunda-feira, 6 de outubro de 2014

IBOV: 40 ou 80 mil pontos?



Após 20 dias de férias, o “blog” está de volta... E com boas notícias para o futuro do Brasil: o surpreendente desempenho da oposição no primeiro turno foi muito acima das expectativas. Apesar da sinalização das últimas pesquisas na semana passada, o sprint final de Aécio foi espetacular. A reação do mercado foi imediata. Hoje, o IBOV teve alta de cerca de 5%, além da queda do dólar... Volto a comentar que o mercado financeiro não tem partido, ele apenas olha para o futuro. A situação econômica é grave e o atual Governo insiste em não aceitar o problema.  

Para os investidores, a pergunta mais importante no curto prazo é: em que pontuação o IBOV fechará o ano de 2014? Numa situação normal já não é fácil prever. Com o tempero da eleição fica ainda mais difícil... 
A situação econômica é grave e não será resolvida da noite para o dia, por nenhum dos candidatos. O ano de 2015 será muito difícil e o cenário externo poderá piorar a situação... Se a Dilma ganhar, provavelmente o IBOV buscará o fundo de 2014 (44 mil pontos). Se o Aécio vencer, ele poderá atingir 70 / 80 mil pontos. Uma diferença abissal, não? Alguma razão? Simples... Enquanto o Governo atual continua míope, o candidato da oposição já sinalizou a retomada do tripé macroeconômico vitorioso que mudou a vida de todos os brasileiros desde a década de 90: metas de inflação, câmbio flutuante e superávit fiscal (controle dos gastos do Governo).


É importante relembrar que para o bom investidor de longo prazo, qualquer um dos cenários não altera o destino final. As incertezas de curto prazo não mudam a trajetória vencedora dos bons investidores. Podem apenas retardar temporariamente o desempenho... Como diz o grande investidor brasileiro Luis Barsi: “a bolsa em crise gera grandes oportunidades”. Aproveite! ... Assim, 40 ou 80 mil pontos? É preciso esperar o resultado do dia 26 de outubro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário