segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O que esperar da Bovespa nas últimas semanas de 2014?



Passadas duas semanas após o resultado final das eleições, já podemos prever os caminhos mais prováveis para o IBOV neste “restinho” de ano. É óbvio que a trajetória da bolsa será conduzida pelas ações do Governo reeleito. Por enquanto não sabemos se teremos “mais do mesmo”, ou se assistiremos ao início de uma mudança da atual política econômica. Do ponto de vista de análise técnica vejo três cenários possíveis:

Cenário de alta:
o IBOV pode estar acionando um pivot de alta no gráfico diário e, melhor, se respeitar a mínima da última semana (52.200 mil pontos) podemos montar uma importante figura de reversão de tendência, o “OCO invertido”. Qual o objetivo? 62 mil pontos. Uma valorização de 20%. Nada mal em dois meses.

Cenário de baixa:
o IBOV perderia os suportes imediatos nas próximas semanas, em 52 e 51 mil pontos, e depois buscaria os fundos mais importantes em 48 e 44 mil pontos, este último um fortíssimo suporte. Assim, teríamos uma queda de 20%.

Cenário indefinido:
o IBOV “ciscaria” entre os 50 e os 58 mil pontos.

Qual o cenário mais provável? É difícil afirmar categoricamente. A tendência atual do IBOV é de baixa (gráfico diário – curto prazo) e o mais provável seria a busca dos fundos referidos, entretanto, se nas próximas duas semanas o IBOV não perder os 51 mil pontos e superar os 55 mil, provavelmente buscará o patamar dos 62 mil pontos até o final do ano. Deste modo, fique muito atento ao rompimento dos pontos-chaves nas próximas semanas: 51 e 55 mil pontos!

E o próximo ano? Independente dos cenários acima comentados, 2015 será um ano muito complicado para o mercado de renda variável, a não ser que o Governo Federal comece a fazer a parte dele. Aguardemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário