sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

IBOV: o apocalipse está próximo... Será?




Hoje, o dólar futuro flertou com os 2,70 reais – uma alta de 30% em 100 dias. O IBOV caiu 15% nos últimos 15 dias. A operação Lava Jato está bombando. As novas denúncias publicadas no Jornal Valor Econômico apimentam ainda mais o caso de corrupção na Petrobrás. A crise internacional na Grécia, Rússia, etc. As commodities em queda vertiginosa no mercado externo. Os problemas crônicos e graves da economia brasileira... Chega de desgraça! Estaríamos próximos do apocalipse?

Confesso que não esperava uma reação tão negativa do mercado de ações nestas últimas três semanas. Foi muito além do esperado, e muito rápido. Chegamos a frustrar um belo pivot de alta no gráfico diário do IBOV... Será que chegamos ao fundo do IBOV? Talvez não. Porém, várias ações já apanharam muito no ano de 2014 e, principalmente, nos últimos dias. Para algumas ações, por exemplo, da VALE, o ano foi arrasador – queda de 50%.

Para piorar a situação do IBOV, o mercado americano que anda em patamares históricos de alta, nos últimos dias começou a sinalizar uma correção mais aguda. Desgraça pouca é bobagem. Mesmo com a forte queda de hoje do IBOV, sexta 12, ainda vejo uma luz no fim do túnel para os últimos dias de 2014, leia os motivos:


1.     
Como comentado, já são pouco mais de 15% de desvalorização em 15 dias, sem paradas. Uma queda ainda maior e em tão pouco tempo é incomum no IBOV. É preciso uma trégua de algumas semanas e, se for o caso, depois continuar a trajetória de queda rumo ao “suportão” em 45 mil pontos (o caminho mais provável para o começo de 2015).

2.     
O fim de ano comumente é marcado por um período mais altista, mas isto não garante nada.

3.     
Os grandes fundos de investimentos precisam reorganizar seus ativos em carteira até o fim do ano.

4.     
Várias ações estão em suportes importantes.

5.     
Nos últimos dias, o volume financeiro nas quedas do IBOV têm sido baixo, o que pode colocar o movimento de baixa em risco.

6.     
Nesta semana houve pelo menos duas tentativas do índice marcar um fundo de curto prazo no gráfico diário (fortes sombras inferiores).

7.     
Por falar em fundo, hoje o IBOV perdeu o fundo de outubro de 2014 em 48.700 pontos, fechando em 48 mil pontos. É um falso rompimento ou a entrada para o “apocalipse”?  

Assim, será que chegou a hora de comprar ações? Talvez, sim. Porém, como o fundo do IBOV ainda não foi bem estabelecido e ninguém pode prevê-lo, compre de maneira escalonada, aos poucos. Se você estiver pensando no longo prazo, acima de cinco anos, você poderá ser um pouco mais arrojado. Mas de qualquer forma, mantenha uma boa liquidez para o próximo ano, pois as oportunidades poderão ser ainda melhores. Aproveite o “caos” do mercado de ações para garantir seu futuro. “Os transtornos passam e os benefícios ficam”. MJR

Prezados leitores, aproveito a oportunidade para divulgar a nova parceria do sitewww.investircadavezmelhor.com.br com a Amazon e a Samsung do Brasil, e baixe o livro gratuitamente no smartphone. Promoção válida apenas para este mês. Aproveitem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário