quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Gráfico mensal do IBOV – Perspectiva de alta para 2015 e 2016



Após o fundo do IBOV marcado em julho de 2013 (44.107 pontos), o índice está numa trajetória ascendente pelo gráfico mensal, o mais poderoso de todos os gráficos (veja o gráfico acima). Em agosto de 2014 o IBOV acionou um pivot de alta e logo em seguida recuou; porém no último mês de 2014, o IBOV fez uma importante sombra inferior, denotando força dos compradores no patamar de 45.852 pontos. Desta forma, um movimento de alta nos próximos meses é possível, desde que o fundo intermediário prévio, em 44.904 pontos, não seja perdido. Se esta premissa se confirmar, quais seriam os objetivos de curto, médio e longo prazo:

1 – Primeiro: não perder o fundo de dezembro e romper os 51 mil pontos. Assim, acionaria um pivot de alta no gráfico diário; em seguida buscaria  a linha de tendência de baixa, hoje em 53 mil pontos.



2 – Segundo: buscar o topo de novembro em 57 mil pontos.

3 – Terceiro: buscar a máxima de 2014 em 62 mil pontos.

4 – Quarto: buscar o topo histórico em 73 mil pontos, o que coincide com a expansão de 1.68 de Fibonacci (veja abaixo).




Sempre é bom lembrar que a análise gráfica não é uma bola de cristal e nem garante o futuro. Contudo, é uma valiosa ferramenta interpretativa e que auxilia os bons investidores. Outra coisa importante: é preciso tempo para que os objetivos sejam alcançados; os patamares acima citados não serão atingidos da noite para o dia. O gráfico mensal mostra o movimento do IBOV em vários e vários meses. Desta forma, respeitado os detalhes acima citados, poderemos flertar com o topo histórico em 2016. Será?

** a primeira semana de janeiro mostra uma boa recuperação do IBOV. Veja (elipse vermelha):


Nenhum comentário:

Postar um comentário