quarta-feira, 11 de março de 2015

Novidades no Tesouro Direto 2015



Ontem, o Tesouro Nacional divulgou seu novo site (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto#menu) e algumas relevantes alterações no programa de venda direta dos títulos públicos, o Tesouro Direto. E as mudanças foram boas. As duas principais foram:

1 – O Tesouro recomprará os títulos diariamente, a preço de mercado. Assim, o investidor que desejar ou precisar, poderá vender seus títulos em qualquer dia, o que aumenta a liquidez deste investimento. Antes, as vendas eram permitidas somente às quartas-feiras. Veja os horários:

Dias de semana, das 18 horas à 5 da manhã.
Finais de semana,  o dia todo, 24 horas.
A transação ocorrerá no primeiro dia útil seguinte.          

2 – Houve também alteração no nome dos títulos, o que facilita a compreensão por parte dos pequenos investidores. O nome do título faz uma clara referência à classe do ativo (veja a seguir a lista completa). Por exemplo: tesouro prefixado, anteriormente, denominado de LTN (Letras do Tesouro Nacional).


  
        Tesouro Prefixado = LTN
        Tesouro Prefixado com Juros Semestrais = NTNF
        Tesouro Selic = LFT
        Tesouro IPCA = NTNB Principal
            Tesouro IPCA com Juros Semestrais = NTNB

     
Como o viés da taxa Selic é de alta, opte pelas LFTs (Tesouro Selic) e pelas NTNBs (Tesouro IPCA). A primeira é pós-fixada, atrelada a própria Selic, e a segunda tem juros fixos e correção pela inflação (IPCA), o que garante juros reais. Acredito que pensando no futuro, o Tesouro IPCA de longo prazo (2035) é a melhor opção para a aposentadoria, pois os rendimentos são “reinvestidos”, aumentando o poder dos juros compostos.

Para mais informações acesse um guia prático que publiquei ano passado:


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário