segunda-feira, 30 de março de 2015

O Investidor e o Leão – Imposto de Renda sobre as aplicações financeiras



É fato que os pequenos investidores no Brasil têm pouco conhecimento sobre o mercado financeiro. Ainda pior é que a maioria da população sequer consegue investir, ou por falta de dinheiro pela baixa renda e gastos em excesso, ou por falta de conhecimento. A grande parte daqueles que investe, simplesmente coloca o dinheiro na poupança ou deixa o poder de escolha exclusivamente na mão do gerente do banco. Os dois procedimentos são equivocados. A caderneta de poupança, apesar de isenta do imposto de renda (IR), atualmente tem um rendimento muito ruim, muitas vezes inferior à inflação, o que significa perda do poder de compra. Isto é, decididamente não é um bom investimento, especialmente pensando no longo prazo. Por outro lado, deixar o poder de escolha na mão do gerente também é outro grande erro. Quase sempre existe um conflito de interesse entre a instituição financeira e o pequeno investidor. Nem sempre o que é melhor para você é melhor para eles. Desta forma é preciso entender a dinâmica dos principais investimentos, seus prós e contras, com o intuito de melhorar a eficiência dos investimentos no médio e longo prazo.

Quando o assunto é a tributação sobre os ativos financeiros, o conhecimento das pessoas é ainda mais limitado. Os motivos são os mais variados possíveis, mas os principais são: o baixo interesse da população pelo assunto; os investimentos mais populares, como a poupança, o CDB e os fundos DI não exigem nenhum conhecimento por parte do investidor, pois a tributação, quando existente, é de responsabilidade exclusiva da instituição financeira; e por último, o sistema tributário brasileiro é complexo e, pior, sofre mudanças constantes, o que prejudica ainda mais a compreensão do tema por parte dos pequenos investidores.

Este manual tem como objetivo principal expor ao pequeno investidor o sistema tributário sobre os investimentos mais populares no Brasil, de uma forma simples e didática, além de mostrar que devemos aproveitar os incentivos fiscais para melhorar o desempenho da nossa carteira de investimentos. Comento as principais modalidades de investimentos existentes no Brasil, porém com maior ênfase no mercado de ações, cujo conhecimento é ainda menor.


O livro foi dividido em três partes: a primeira, mais curta e não menos importante, traz um resumo dos principais incentivos tributários no Brasil. É preciso aproveitá-los. Na segunda parte comento cada modalidade em separado e sua respectiva tributação do IR. Na terceira, comento e ilustro de maneira detalhada como preencher corretamente a declaração do ajuste anual do IR para pessoas físicas, relativa aos investimentos, passo a passo.

* Livro digital disponível na Amazon (www.amazon.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário