quarta-feira, 29 de abril de 2015

Atualização do cenário econômico para o pequeno investidor



Após um breve recesso (férias merecidas), o blog está de volta. A seguir, alguns comentários sobre o mercado de ações e outros investimentos:

1 – Quem acompanhou os comentários do blog nos últimos meses já havia percebido o meu otimismo com as medidas do ajuste econômico do Levy e o futuro do Índice Bovespa. Mesmo assim, confesso que alta recente do IBOV foi acima das minhas expectativas (entrou dinheiro dos investidores estrangeiros). Desta forma, uma correção no curto prazo é provável e muito bem-vinda, pois no gráfico semanal, o IBOV está muito esticado (veja abaixo). Temos um forte suporte em 52 mil pontos. Contudo, o viés de médio e longo prazo ainda é de alta, com objetivos iniciais em 57 a 62 mil pontos.



2 – Hoje é dia do COPOM. A maioria dos especialistas prevê uma nova alta de 50 pontos (0,5%). Assim, a taxa Selic passaria a 13,25%, o que favorece diretamente os investimentos em renda fixa, particularmente os fundos DI e os títulos do Tesouro Direto. Opte pelos títulos pós-fixados (Tesouro Selic e Tesouro inflação), porém muito em breve os títulos pré-fixados se tornarão ótimas opções no médio prazo.

3 – Fundos Imobiliários. O preço das cotas está atrativo e os proventos também, estes isentos de imposto de renda (IR). Após o fim do ciclo de alta da Selic estes ativos terão uma provável valorização. Portanto, mantenha posição desde já.

4 – Poupança. Fuja dela. O rendimento está abaixo da inflação e muito inferior aos demais títulos de renda fixa.

5 – Debêntures incentivadas. O Governo deverá estimular a emissão destes títulos para favorecer os investimentos em infraestrutura. Sempre é bom recordar que os rendimentos destes títulos são isentos de IR para o pequeno investidor.

6 – Letras de Crédito Imobiliários. Persistem com ótima opção de investimento, por renderem uma porcentagem do DI (taxa “atrelada” a Selic) e serem isentas de IR. Cuidado com a liquidez e procure as melhores taxas de remuneração.

7 – Dólar. Após o recente recuo da moeda americana nos últimos 45 dias (queda de mais 10% em relação ao topo em 3,30 reais), o dólar deverá retomar a sua escalada de alta. Todos os fatores macroeconômicos favorecem a desvalorização do real. A atual faixa (2,80 / 2,90 reais) é um forte suporte. Aproveite este alívio!

Bons investimentos

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário