segunda-feira, 25 de maio de 2015

A crise econômica e o ajuste fiscal



Para os mais obtusos e míopes, o recente caos econômico é fruto da atual política econômica do Ministro Levy. Infelizmente este é o pensamento de muitos: petistas, oposicionistas, parte dos trabalhadores e setores do empresariado, dentre outros. Ledo engano. Os péssimos números da economia brasileira nos últimos anos, especialmente em 2015, foram plantados em 2008, pelo então Ministro da Fazenda, Guido Mantega. A dita “política econômica expansionista” proposta pelo ministro até que deu resultado num primeiro momento (2009/2010). Porém, de lá para cá foi um verdadeiro vexame. Todos os indicadores foram deteriorados, o que culminou com uma forte desaceleração e retração da economia (recessão), um pessimismo generalizado na sociedade e nos investidores, e por fim, o aumento da taxa de desemprego.

A situação foi agravada pela queda forçada da taxa Selic em 2011/2012, determinada pela Presidente da República, o que gerou uma inflação muito acima da meta. Sempre é bom recordar que uma redução sustentável da taxa básica de juros, Selic, somente pode ser feita com um rígido controle dos gastos públicos e uma inflação domada, ou seja, num cenário totalmente oposto ao vigente naquela época. Para apimentar ainda mais o cenário desolador, as constantes intervenções federais no setor privado foram desastrosas. O setor elétrico que o diga... Isso sem falar na corrupção disseminada!

Portanto, se para muitos é uma surpresa a atual situação econômica, para outros o cenário vigente era totalmente previsível. Nada além do que está acontecendo hoje. Foi cantada em verso e prosa pelos profissionais mais gabaritados deste país. Basta rever os principais alertas feitos na mídia especializada de 2011 para cá.

Desta forma só existe um caminho para a solução da atual crise econômica: o ajuste fiscal! Sim, ele é muito doloroso e pune todos os setores, mas é o único remédio. Não temos alternativas. As mazelas do Guido foram graves e sufocantes. Ele quase destruiu todas as conquistas sociais e econômicas dos últimos 20 anos. É preciso corrigir os erros o quanto antes. Assim, poderemos retornar aos trilhos e almejar uma economia mais saudável e preparada para um crescimento sustentável nos próximos anos.

Não seja contra o ajuste fiscal apenas por ser contra, seja você simpatizante do Governo Federal ou da oposição. Procure entender o porquê de termos chegado ao fundo do poço... Para um tratamento adequado é preciso um diagnóstico correto e uma conduta terapêutica coerente. Caso contrário, seguiremos cavando o nosso próprio túmulo. Pense nisso!

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário