segunda-feira, 11 de maio de 2015



Feedback do Curso de Análise Técnica

Prezados colegas, como combinado segue uma pequena revisão de dois temas complementares do curso de análise técnica realizado no último sábado.

Principais candles de reversão momentânea de tendência:

A análise de um candle pode mostrar dados relevantes do mercado naquele período. Candles de convicção com boa amplitude, ou seja, com corpo cheio e sem sombras, demonstram força do mercado, seja nos movimentos de alta ou de baixa. Já candles de dúvida (corpo pequeno) confirmam a indecisão do mercado, que posteriormente poderá seguir para qualquer lado. Sombras superiores indicam pressão dos vendedores, enquanto sombras inferiores revelam a presença de força compradora naquele patamar. O estudo isolado do formato do candle pode gerar resultados frágeis e não consistentes em análise técnica, mas associado a outros dados, como tendências, resistências e suportes, pode nos auxiliar na tomada de decisões. Existem inúmeros tipos de candles, por vezes com nomes estranhos. Esqueça os nomes. Não se preocupe em memorizá-los, procure entender o significado de cada um, pois este aspecto é o mais importante! Veja abaixo alguns exemplos.





Entretanto, existem quatro candles de reversão de tendência que devem ser reconhecidos pelo trader. Eles por si só indicam reversão momentânea da tendência vigente. Se acompanhados de volume financeiro ficam ainda mais fortes. São eles:

1 – Harami – Na verdade o harami (“mulher grávida”) é formado por dois candles: o primeiro com grande amplitude e a favor da tendência vigente, e o segundo com menor amplitude e de cor oposta à tendência principal. O corpo do segundo deve estar obrigatoriamente dentro dos limites do corpo do primeiro. Veja abaixo o exemplo. Após a formação do harami (setas verdes) tivemos uma boa sequência de alta nos preços – alta maior que 20%.





2 – Martelo – O Martelo é um candle de alta caracterizado por ausência de sombra superior, corpo estreito e grande sombra inferior (no mínimo duas vezes o tamanho do corpo). Também indica reversão da tendência vigente. Veja abaixo o exemplo. Após o martelo (seta vermelha) tivemos uma alta de mais de 40% no ativo.




3 – Estrela cadente.
Este candle de baixa surge geralmente após vários dias de alta. Ele é caracterizado por grande sombra superior, corpo pequeno e fechamento próximo da mínima (setas laranjas):




4 – Torres gêmeas (Twin Towers) –
Também formado por dois candles. Os dois de grande amplitude; o primeiro a favor da tendência e o segundo contra. Este sinal também indica reversão momentânea da tendência. Veja o exemplo (caixa rosa). Após o Twin Towers houve significativa queda do INDFUT, apesar do baixo volume financeiro. 





Set-up seguidor de tendência – cruzamento das médias móveis:

Recentemente um grande amigo, R. Spenciere, que mora na cidade do Porto em Portugal e opera o INDFUT, desenvolveu uma tática operacional muito interessante para operar o mini-índice do IBOV. Ele fez um “back test” e o set-up se mostrou muito eficaz nos últimos seis anos (2008 a 2014). Ele utilizou o cruzamento de duas médias móveis (MM) exponenciais no gráfico semanal do IBOV (fiz uma pequena adaptação para médias aritméticas). Uma MM de 13 períodos (cor azul) e outra de 7 (cor vermelha). A compra ou venda é baseada exclusivamente no cruzamento entre elas (veja o gráfico abaixo). Se a MM mais curta (7 períodos) cruzar a mais longa de baixo para cima: você deverá comprar minicontratos. Se cruzar de cima para baixo, vender. Simples! É uma bela tática seguidora de tendência: veja o gráfico a seguir. Mas ainda tenho uma crítica: qual o ponto exato de execução do trade? Olhar para os gráficos passados é uma coisa, operar o presente é outra bem diferente. Todavia, como o resultado é muito bom e o cruzamento das MM é ocasional, cerca de quatro vezes ao ano, podemos esperar e confirmar o verdadeiro cruzamento entre elas, e entrar um pouco tardiamente na operação (uma ou duas semanas depois). Este set-up foi testado apenas no IBOV.





Um abraço a todos.

MJR



Nenhum comentário:

Postar um comentário