domingo, 17 de maio de 2015

Semana decisiva para o IBOV: retomar a alta ou corrigir?




Desde o fundo de março de 2015, o IBOV subiu cerca de 20% (bullish market). Este rali de alta aconteceu praticamente sem descanso no gráfico semanal. Uma correção seria muito saudável para o índice ganhar força e buscar o topo de setembro de 2014 em 62 mil pontos. Contudo com o forte fluxo de investidores estrangeiros comprados o IBOV não “quer” cair. Há 10 dias, no fechamento da semana retrasada, dia 8, o índice sinalizou uma possível correção em virtude de forte sombra superior (ver primeiro candle na caixa vermelha à direita do gráfico semanal - acima). Esta expectativa foi confirmada no início da semana passada, porém o mercado conseguiu se recuperar na quinta e na sexta. Já no fechamento do gráfico semanal temos mais uma candle baixista (sinal do “homem enforcado” – segundo candle na caixa vermelha). Por outro lado, no gráfico diário (abaixo), após o topo em 58.500 pontos o índice corrigiu até a média móvel de 21 períodos (MM21) e sinalizou alta para os próximos dias pelo candle de sexta, 15, mas sem volume financeiro. 


Assim, os gráficos de curto e médio prazo estão momentaneamente discordantes. Qual gráfico seguir?

A tendência do IBOV é de alta nos dois gráficos. Ninguém discute isso.

O gráfico semanal é o mais importante. Também não se discute.

No gráfico semanal o IBOV está sobrecomprado e precisa de uma correção (retorno a média) para ganhar fôlego. Já no diário, o índice já corrigiu e poderia retomar a alta.

Que decisão tomar? Difícil, não? Pior, esta indecisão está na cabeça da maioria dos investidores. O mercado está titubeante. Desta forma, faço os seguintes comentários:

Para os comprados, eu sugiro permanecer na posição “comprada” e aguardar um sinal mais claro de venda no gráfico diário. Como exemplos: a falha na retomada da alta (sombra superior), um dia de forte queda (engolfo de baixa) ou a perda definitiva da MM21.

Para os vendidos ainda não chegou a hora de apostar pesado na queda do índice. O ideal é aguardar.

Para os investidores de longo prazo montar uma estratégia de “hedge parcial” de carteira é uma tática inteligente e conservadora (comprado em ações e vendido parcialmente no IBOV futuro – 50%). Assim, você participa de uma eventual continuidade da alta e se protege parcialmente de uma queda.

Para quem está de fora do mercado de ações, o melhor é aguardar uma provável correção nas próximas semanas. O risco de entrar agora é alto.

Na próxima coluna vou comentar um pouco sobre a situação do IBOV do ponto de vista dos fundamentos. Até lá! 

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário