domingo, 26 de julho de 2015

Alvo do repique no INDFUT no curto prazo


Na última sexta, 24, o IBOV sinalizou uma possibilidade de repique após seis intensos pregões de queda. Teoricamente, ainda há fôlego para buscar os 48 mil pontos, mas acho que este objetivo será buscado num próximo ciclo de queda. É preciso um respiro!

Veja uma análise do Índice Futuro (INDFUT) que é um derivativo do IBOV. A ideia deste estudo é apenas um informativo e não é uma recomendação de compra ou venda. O intuito é mostrar aos pequenos investidores como a análise técnica pode ser útil na avaliação dos ativos de renda variável.

O primeiro passo é saber que no mercado financeiro não existem certezas e sim probabilidades. Sempre.  Pelo presente estudo, acredito numa subida no índice para o curtíssimo prazo, mas nada impede que o índice continue seu ciclo de baixa.



Veja o gráfico diário do INDFUT (acima). Estamos numa longa tendência de baixa desde o topo no começo de maio (quase três meses). A linha inclinada em vermelho representa a linha de tendência de baixa (LTB). As linhas horizontais mostram os suportes e resistências mais relevantes. Perceba que após o longo período de queda fechamos na sexta entre as duas últimas linhas. Desta forma, no gráfico diário ainda não há um sinal claro de reversão.



No gráfico de 60 minutos (acima), uma reversão já é mais palpável, porém ainda não temos um pivot de alta. Por outro lado, no gráfico de 15 minutos (abaixo) já o temos: situado no canto inferior direito (quadrado azul). Toda reversão começa pelos gráficos de menor periodicidade e segue para os demais. Para confirmar este suposto padrão de reversão, não devemos perder os 49 mil pontos nesta segunda. Lembrando que o INDFUT fechou em 49.480, ou seja, não poderá perder mais de 1%.



Assim, quais os objetivos mais prováveis deste repique? Por Fibonacci, o alvo mais provável está entre 51.400 e 52.000, o que coincide com o último fundo perdido em 51.600. O objetivo mínimo da correção é 50.800. Caso contrário ficará evidente que a pernada de baixa da semana passada ainda não acabou e o INDFUT buscará o próximo suporte em 48.000 pontos.


Aguardemos os próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário