sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bovespa on Sale



Estamos vivendo um tremendo dilema. Bolsa a 46 mil pontos. Em dólar isto equivale a 13.000 (dólar a 3,50). Já é um patamar inferior ao da crise de 2008 (veja no gráfico acima). Por outro lado continuamos no olho do furacão da crise econômica e política. A situação econômica do país está pior a cada dia. Basta acompanhar as fatídicas notícias diárias. A “guerra” declarada entre Cunha e o Governo Federal está apenas no começo e agrava ainda mais a situação, e com certeza deixará sequelas: Impeachment da Presidente? Destituição do Presidente da Câmara dos Deputados? Não sei. O que posso afirmar é que infelizmente estamos no fogo cruzado. E pior. Não temos perspectivas para o médio e longo prazo. Desta forma a tendência é que tudo possa piorar, se nada for feito. Triste realidade!

E a bolsa. O que fazer? No curto prazo, se você não gosta de fortes emoções, fique de fora. A volatilidade deve piorar. Estamos numa zona de fortíssimo suporte (entre 44 e 46 mil pontos). Se perder este patamar a situação poderá ficar muito pior... Contudo, muitas ações na Bovespa estão a preço de banana. Aliás, os preços na feira estão mais caros. Veja alguns exemplos (em dólares): Petrobrás a 2,40; Vale 3,90; Usiminas 0,90; Gerdau 1,50; Banco do Brasil 5,30; Itaú 7,42; Marcopolo 0,57; dentre outras. Estas empresas foram penalizadas por vários motivos: commodities em baixa, perspectiva de aumento de juros nos Estados Unidos, crise na Grécia, confusões na China, briga entre acionistas majoritários, intervenções do Governo Federal, crise no setor de atuação e má administração, não necessariamente nesta ordem. Os motivos por vezes são múltiplos. Não estou avaliando estas ações individualmente, e muito menos indicando a compra. É apenas uma constatação. Alguns exemplos.


Desta forma, fica claro que se você está pensando no longo prazo (mais de 5, 10 anos) creio que chegou a hora de começar as compras (ou aumentar a posição). Sempre com muita parcimônia, pois o fundo da Bovespa pode ser mais embaixo. E não esqueça: faça uma boa seleção de ativos. Não compre só porque está barato. Avalie ação por ação. Busque ajuda especializada. Diversifique. E, nunca, nunca se esqueça: aplique somente o dinheiro que você não vai precisar no curto prazo. Sempre!

MJR


* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário