quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Títulos prefixados ou pós-fixados? Dobre sua aplicação em 5 anos.



Em situações de crise econômica esta pergunta é muito difícil de ser respondida, mas creio que chegou a hora de começar a comprar os títulos prefixados, como exemplo, o Tesouro prefixado (LTN).

Diante do cenário catastrófico em que o Governo Federal nos colocou (dólar futuro a 4,15 reais, recessão, inflação persistente, desemprego, falta de confiança, perda do grau de investimento, entre outros), temos que tentar esquecer os problemas e aproveitar as oportunidades com a incompetência do Governo e a insanidade do mercado.

Ao emitir títulos públicos os juros pagos pelo Governo Federal são determinados pelo próprio mercado (e não pelo Governo). Em outras palavras, quanto maior for a crise, maior serão os juros exigidos nos leilões, o que gera alta volatilidade. Quanto mais profundas forem as trapalhadas do Governo, maior será a exigência do mercado. Simples!  Você emprestaria seu dinheiro para uma empresa que só dá prejuízo e gasta mais do que recebe? O raciocínio para os títulos do Governo é o mesmo.

Os juros pagos a um título do Governo Federal dependem da Taxa Selic (taxa de juros à vista, spot, hoje em 14,25%), dos juros futuros (exemplo, DI com vencimento em 2017 em 16,30%), da oferta e da demanda, das perspectivas futuras da economia brasileira e das contas públicas (nada animadoras) e até de uma dose de especulação, é claro! Desta forma, hoje, dia 23/9, os juros prefixados bateram em 16,37% ao ano (NTNF-25). Uma aberração na história recente.  




O que fazer? Se você tem “caixa” chegou a hora de garantir estes juros polpudos por um período mais longo. Até então o ideal era aplicar totalmente em títulos pós-fixados (Selic). Mas acredito que chegou a hora de inverter a mão. Como o cenário ainda é muito incerto faça isso aos poucos. Execute em parcelas. Novos recordes nos juros podem ser atingidos.

Um exemplo: hoje, quem aplicar pouco mais de 45 mil reais numa LTN com vencimento em 2021 receberá 100 mil no resgate: rendimento bruto de 55 mil reais e retorno líquido por volta de 46 mil reais – descontado o imposto de renda (15%). É mais que o dobro em pouco mais de 5 anos. Uma mamata. Aproveite a incompetência do atual Governo e garanta seu futuro!

MJR

* As opiniões postadas no blog são apenas posições do autor sobre o tema, e não constituem em si, recomendações de compra ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário