segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

IBOV perde importante suporte



A sinalização da última sexta-feira foi confirmada no dia de hoje e o forte suporte do IBOV em 44 mil pontos foi perdido. Apesar do índice ter sido negociado abaixo deste patamar em 15/08/15, este é primeiro pregão que o IBOV fecha bem abaixo dos 44 mil pontos, confirmando de maneira inequívoca a perda do suporte.

Como já tinha escrito várias vezes no blog, eu não acreditava que o IBOV fosse perder os 40 mil pontos, mas agora, infelizmente, a chance é muito significativa. Contudo, é improvável que aconteça ainda este ano, em virtude do baixo volume financeiro desta época (final de ano), mas em 2016 não escaparemos.

Os motivos? As notícias ruins da economia superaram todas as expectativas. As lambanças do Governo Federal não cessam. É inacreditável. A nomeação de Nelson Barbosa para a Fazenda é lamentável. A perda do grau de investimento aconteceu. O impeachment foi amarrado pelo STF. As bolsas mundiais ameaçam uma correção mais forte após a subida dos juros pelo banco central americano. Assim, existem vários fatores para derrubar o IBOV ainda mais. Destes, sem dúvida, o mais importante é a incapacidade do governo criar qualquer perspectiva positiva para a economia brasileira. Apesar da cotação da bolsa brasileira em dólares estar em níveis promocionais, voltamos ao ano de 2005, a falta de perspectiva afugenta todos os investidores.

Perdendo os 40 mil, a bolsa poderá buscar 34 mil pontos. Mais de 20% de queda em relação ao fechamento de hoje em 43.200. Um desastre! Bom, mas isto não acontecerá de um dia para o outro. O mais importante é acompanhar a evolução, dia a dia. Outro aspecto: uma reviravolta no processo de impeachment ou novas revelações da Lava Jato podem mudar o viés baixista do IBOV. 

Aguardemos.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário