domingo, 20 de março de 2016

O Futuro do IBOV



Análise Técnica ou Fundamentalista no mercado de ações: qual escola seguir? Nenhuma das duas. No atual cenário nacional, a melhor análise é a política, o que é um grande problema. Fazer investimentos baseados nos movimentos de Brasília e Curitiba é muito complicado,  arriscado e imprevisível. Algumas ponderações:

O IBOV subiu quase 40% em 2 meses. Em dólar a alta foi ainda mais expressiva: mais de 50%. Portanto, fica muito claro que o viés é fortemente altista e a longa tendência de baixa foi quebrada.

O motivo é óbvio. A possibilidade real de queda deste governo corrupto e ineficiente. Um governo que arrebentou com os fundamentos econômicos, além de estar afogado num lamaçal sem precedentes.

No atual momento os fundamentos das empresas pouco importam. O mais importante é que o processo de impeachment da presidente Dilma traz a esperança de um futuro melhor para a economia brasileira.

Graficamente, ainda temos espaço para subir até a efetivação da troca de governo. O alvo final, em minha opinião, está entre 60 e 65 mil pontos: resumindo, 62 mil pontos é o objetivo. Desta forma, podemos subir mais de 20%. O mercado sempre antecipa o futuro, ou melhor, tenta antecipar. Ele é mesmo assim, maníaco-depressivo. Não aposte contra. Siga este insano. Simples!

Por outro lado, o IBOV começa a ficar bem precificado. Saiu de 9 mil pontos em dólares para 14 mil pontos. Lembrando que neste ínterim não houve mudança alguma nos fundamentos das empresas listadas na bolsa.

O que fazer? No curto prazo, aproveite o viés altista e fique posicionado até a concretização do cenário político. Para o longo prazo também é momento de montar uma boa carteira. Muitos bons ativos ainda estão muito depreciados. Outros nem tanto. Uma boa seleção é a palavra-chave... Só mudo de opinião se o Governo Dilma conseguir reverter a situação, o que é muito improvável.

Curiosidade: a bolsa subirá ou cairá no curto prazo por motivos políticos. Como o cenário atual é favorável ao impeachment, o IBOV deve subir. Contudo, quando o governo for trocado, a realidade será outra, pois o próximo presidente encontrará um cenário econômico de terra arrasada, e possivelmente a bolsa poderá recuar agudamente – possivelmente no segundo semestre.


Contudo, a partir deste ponto, com medidas efetivas do governo federal e o aumento da credibilidade, os investimentos voltarão e a economia brasileira tem tudo para crescer rápido e fortemente, e levar a bolsa junto.  Será um novo e longo ciclo de alta. O céu é o limite. O alvo é quase imprevisível, mas uma coisa é certa, o IBOV poderá ter um crescimento fenomenal nos próximos cinco anos. Aproveite o atual momento e garanta seu futuro.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário