quarta-feira, 16 de março de 2016

Viva a “República de Curitiba”.



O orgulho, a vergonha e a esperança.

A manifestação do último domingo foi inesquecível. Não me lembro de tanta gente reunida. Uma festa democrática e apartidária. Todos imbuídos no mesmo objetivo: chega de corrupção. Basta. Apoio total a operação Lava Jato.

Contudo, o governo Dilma não entendeu o recado das ruas. Fôssemos nós um país sério, a presidente teria renunciado ao mandato no domingo. Mas a conduta da presidente foi outra e contra-atacou de forma vexatória. A nomeação de Lula para a Casa Civil é uma avacalhação total, um tapa na cara da grande maioria dos brasileiros que desaprova este governo.

Teoricamente, um ministro de Estado deveria ser idôneo, capacitado e gozar de total credibilidade. Lula, atualmente, não tem nenhuma destas qualidades. É um erro grotesco, um tiro no pé. A nomeação melancólica tem o intuito claro de colocar o ex-presidente sob a proteção do STF e fugir do correto e obstinado juiz Sérgio Moro. É inacreditável. Uma piada de mau gosto.

O governo Dilma, com Lula ou sem Lula, vai cair. É uma questão de tempo. A delação do Delcídio é um Tsunami em cima de um governo totalmente enfraquecido. O “super” Lula não fará diferença alguma. Além do mais, no curto prazo, medidas populistas podem piorar ainda mais a situação econômica.

Mas a esperança veio mais rápida do que eu esperava. A Gravação publicada nesta quarta encerrará este capítulo triste da nossa história. É a pá de cal.


Viva a “República de Curitiba”.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário