quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A Taxa Selic e a Bolsa de Valores



Hoje, 11 de janeiro de 2017, tem decisão do Copom, a primeira do ano. Vem mais corte de juros por aí: 50 ou 75 pontos-base; assim a taxa Selic cairá de 13,75% para 13,25% ou 13,0% ao ano. E mais: o viés é de quedas mais acentuadas para 2017. A divulgação do IPCA de 2016 (6,29%) e os sinais claros de desaceleração da inflação corroboram com isso. Mesmo com a queda da taxa básica de juros no dia de hoje, o juro real no Brasil continuará estratosférico: uma herança maldita da nova matriz econômica proposta por Dilma e Guido.

Os juros devem fechar o ano de 2017 abaixo dos 10% ao ano, ou próximo disso. Esta premissa é fortalecida pelo controle inflacionário, pela maior credibilidade do Banco Central e pela forte recessão na economia brasileira. Desta forma, teremos juros bem menores em breve. Uma notícia boa para todos os setores!

E por que a queda de juros é muito importante para a Bolsa? Veja os motivos:

1.     
A redução da taxa Selic diminui os ganhos dos investimentos em renda fixa, o que estimula os investidores a aumentarem suas posições em renda variável. É uma migração natural.
2.     
Em virtude da crise, várias empresas listadas em bolsa estão fortemente endividadas. Assim, se os juros são menores, as dívidas também.
3.     
A queda de juros está intimamente relacionada à maior oferta de crédito para as empresas, o que fortalece a expansão do negócio e os novos investimentos.
4.     
O valor justo das empresas é calculado através de uma “taxa de desconto”, o chamado “fluxo de caixa descontado”, onde o desconto é baseado na taxa básica de juros. Não vou entrar em cálculos desnecessários, mas em resumo, com os juros básicos menores, o valor justo das empresas subirá. É uma questão matemática.
5.     
E o mais importante: a queda de juros estimula a economia como um todo: mais consumo >> maior a demanda >> mais produtividade >> mais lucros e maior preço de mercado das empresas. Simples.

Atualmente o IBOV está cotado em cerca de 12x seus lucros. Um pouco acima da média (11x). Então por este índice, a bolsa está cara? Não, por um simples fato: os lucros das empresas nunca estiveram tão deprimidos, assim o “denominador” (os lucros) foi arrasado nos últimos anos. A partir do momento em que o Brasil voltar a crescer, e estamos próximo disso, o P/L (preço/lucro) da bolsa vai despencar.


Posto isso, fica claro que devemos investir na bolsa, e desde já. O futuro é muito promissor.

Voilà!

MJR


Nenhum comentário:

Postar um comentário