segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Não perca a oportunidade: saque o dinheiro do FGTS



O Governo Federal estima que mais de 20 bilhões de reais possam ser sacados das contas inativas do FGTS nos próximos meses. Uma excelente oportunidade para os trabalhadores.

O rendimento do FGTS é mínimo: TR + 3%. Em 2016, o rendimento ficou em cerca de 5%. Abaixo da poupança, 8,5%, e também da inflação, 6,3%. Portanto, se você tem conta(s) inativa(s) antes de 31 de dezembro de 2015, você tem o direito de sacá-las. Não perca esta janela de oportunidade.

Grosso modo, qualquer trabalhador ao ingressar numa empresa e assinar a carteira de trabalho, automaticamente é aberta uma conta do FGTS. As contas inativas são aquelas em que o trabalhador já mudou de emprego e, portanto, não mais há movimentação e o trabalhador não retirou o dinheiro por não preencher os critérios para saque; assim, o dinheiro permaneceu “bloqueado” na Caixa Econômica Federal.

No intuito de estimular a economia e melhorar a saúde financeira do trabalhador, o Governo propôs tal medida. E ela é provisória. Fique atento ao prazo para o saque.

Após o saque, o que fazer com o dinheiro?

·         Se você tem dívidas, não há dúvida, quite-as ou amortize o saldo. Não há espaço para outra opção.

·        
Se você não tem dívidas e também não tem reserva de curto prazo, aplique parte do dinheiro em ativos seguros e líquidos. Sugiro o Tesouro Selic ou os bons Fundos DI. Nestes últimos, tenha muito cuidado com a taxa de administração e fique de olho no rendimento mensal.

·        
Agora, se você pode abrir mão da liquidez, aplique em ativos mais arriscados e que podem ter um excelente desempenho no longo prazo. O momento é muito propicio para aplicar em bolsa de valores (para pequenos montantes, sugiro o ativo BOVA11) e também para ativos prefixados, como exemplo, o Tesouro Prefixado com vencimento em 2023. Ativos atrelados à inflação e de vencimento mais longínquo também são boas opções (NTNB principal 2035). Os dois últimos ativos podem ser adquiridos no programa do Tesouro Direto.

Posto isto, fica claro que você deve sacar seu dinheiro do FGTS e usá-lo da melhor maneira possível. E a última dica: evite gastos desnecessários. O momento econômico ainda é de muita cautela.

Bons investimentos.

MJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário